terça-feira, 26 de abril de 2011

Diversidade e Inclusão.


            Para Candau a educação está intimamente ligada com a modernização.Concordo com a autora, já que, a escola é construída no contexto histórico da modernidade.
            No âmbito escolar nos deparamos com uma diversidade cultural enorme, onde há um confronto entre as diferentes forças sociais. A escola não é um ambiente homogêneo como muitos afirmam e sim um lugar de pluralidade cultural.
            Ainda evocando os pensamentos de Candau podemos dizer que os processos educacionais se desenvolvem por meio de diferentes configurações:
A educação não pode ser enquadrada numa lógica unidimensional, aprisionada numa institucionalização específica. É preciso ter um horizonte de sentido; em outras palavras, significa formar pessoas capazes de serem eles mesmos os sujeitos de suas vidas e, ao mesmo tempo, atores sociais comprometidos com um projeto de sociedade e humanidade e também um horizonte utópico pois, [...] Sem horizonte utópico, indignação, admiração e sonho de uma sociedade justa, solidária e inclusiva, onde se articulem políticas de igualdade e de identidade, para nós não existe educação (CANDAU, 2000, p.13).

Percebe-se que ainda temos muito por fazer na questão de inclusão, dos diversos alunos, da pluralidade. Existem falhas gravíssimas quando a questão é diversidade; são poucos os professores preparados, o ambiente escolar raramente é adaptado para as necessidades dos alunos.
            Resumindo,  nós futuros professores temos como missão construir uma verdadeira escola inclusiva que priorize a igualdade, sabendo respeitar as diferenças.

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Construir Ecossistemas Educativos. Reinventar a Escola. In: Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário